Chanfana de Galo Velho
Pois...hoje é dia de festa "Rija".
O nosso Pedrocas faz 2 anos. E o mais velhote faz no dia 4 de Fevereiro, oito anos.
Estamos a ficar carcaças ( eu e a Mãe), mas em contrapartida, é um prazer ver os dois a ficaram homenzinhos, latagões mesmo. Uns para cima, outros a descer suave, suavemente como quem chama por mim, mas eu não ouço - prefiro escutar Nina Simone.
Enfim, deu-me para fazer mais uma assadela e vai daí, mãos à obra que já é tarde.
Os galos que a mãe Lola nos deu já vão ter destino, e , para mim, galo caseiro velho de 4/5 Kg cada, só têm um destino: Chanfana no forno a Lenha.
Primeira tarefa: pesquisar na net receitas do dito, mas nada...bem, vai de improviso que normalmente sai bem. Depois das tarefas usuais de limpeza e preparação dos bichos, deve-se fazer um intervalo, lavar as mãos com detergente e limão para tirar o cheiro característico deste tipo de carne e é tempo de abrir o queijo de ovelha que comprei em Nisa na semana passada.
Experimentem acompanhar com um tinto da Quinta da Sequeira.
Como diz o filho mais velho do filho mais velho do filho do meio do António Maria, "é bué de bom".
Estou sozinho, chove e o vento é mais que muito...hum, a coisa não está fácil, mas nada como mudar a musica para animar. Club des belugas, muito bom e mais uma boa contribuição do Almagrande (http://www.almagrande-ria.blogspot.com/) para a minha "Cdteca".
Obrigado e continua.
Ups, tenho os galos à espera e a Sequeira também.
Numa caçoila de barro preto, ponho uma camada de Cebola cortada em rodelas grossas, uma de galo, alhos em bom nº e louro. Adiciona-se 2 ou 3 colheres de chá de banha e Salsa. Sal e umas taliscas de presunto, assim como umas folhas de salsa( em rama).
Depois repete-se a dose, numa segunda camada. Não esquecer de Pimenta preta e 1 piri-piri.
No caso repeti a dose mas num tacho de barro vermelho.
Posto isto, passemos ao forno, que se quer de lenha do género dos de padeiro antigos.
O meu, para assar bem têm que ser aquecido durante duas horas e meia, pelo menos.
Bem, a Sequeira já acabou, mas como também mudei para a copita de Barrancos, o melhor é abrir uma "Monte da Ravasqueira".
Eu gosto,ponto.
E ála que é cardume - caçarolas para o forno durante duas horas pelo menos, mas como a malta estava entretida com as entradas - o Salmão fumado com molho de alho é uma delícia - por lá ficaram as ditas durante 3 horas certas.
Ah! Tive que abrir a meio da cozedura para rectificar o sal, mas "ó de mais", foi só esperar e comer.


A janta foi regada com Serradayres 05 Reserva Tinto, e terminamos com um bolo da Bê, de chocolate, fantástico, que antecedeu o cafézinho e o Bushmills 16 anos , que para quem aprecia é bom fim de repasto.
Lo de más...se queda para nosotros.