domingo, 26 de abril de 2009

Caldeirada de enguias á moda do Sargaçal

Hoje deu-me para fazer caldeirada de enguias...o Pai A tinha lá umas enguias e não sabia o que lhes fazer e vai daí...tunga, caldeirada no Sargaçal.

Deu-me é uma força de expressão; deu-nos, a mim e ao meu amigo RR, que, tal como eu, é perdido por esta iguaria.

Embora não fosse a primeira vez que nos atiravamos a este prato( já tinhamos tentado uma vez e com bons resultados, diga-se), a sua preparação exige sempre calma e alguma pesquisa, para não estragarmos tudo com pequenos detalhes.

Assim, a receita inicial, manda fazer uma data de coisas que nós cumprimos, mas sem medidas. Ou seja, a olho que é a melhor medida na nossa cozinha.

Primeiro, convencemos a minha esposa a sair da cozinha e abrimos um Porto para iniciar as hostilidades, que muita cebola, alhos e batatas havia para descascar...As cebolas e as batatas em rodelas com a mesma espessura, e não muito grossas.

No fundo de um tacho, colocar uma camada de cebola e 2 ou 3 bocados de carne gorda de porco.



Logo seguida de uma camada de batata e de uma de enguias. Aqui, após as enguias deve-se parar, abrir uma garrafita de branco fresco e um queijo de Nisa, para entreter o estomago. ( Não comer muito porque a caldeirada vai ficar deliciosa, concerteza).


É nesta fase, após a primeira camada de enguias, que se deve colocar alho( sem medo), um pouco de azeite, bastante louro, salsa, uma folha de hortelã,sal e pó de enguias. (nós fizemos uma mistura de gengibre branco moido com açafrão, em parte iguais).


E, "bota" mais uma camada de cebola, uma de batata e uma de enguias. repetir o tratamento á base de alho, salsa, louro, uma folha de hortelã, pó de enguias,sal e um pouco de azeite.(não abusar do azeite, porque ainda há mais gordura para meter).

Nós terminamos a nossa caldeirada com uma camada de cebola e batata, sobre a qual adicionamos o resto dos alhos e colocamos pequenas tiras de unto de porco com sal, que se vão retirar quando a caldeirada estiver quase pronta para desfazer num almofariz com sal grosso e três dentes de alho, fazendo assim a "moira" que se adiciona então ao tacho e serve-se após breves instantes.















A Moira
E viva a boa disposição neste 25 de Abril de 2009, com muitos amigos, a familia e .... ok, a receita... bem, depois de juntar a moira à caldeirada, deixamos no lume uns minutinhos e servimos , acompanhado por um branco da Defesa 2007, sem antes , no entanto, nos termos deliciado com uns berbigões na chapa que o amigo MC estava a preparare uns camarões com pimentão e azeite que o Pai A preparou .
Como sempre, enguias não é um prato consensual, e assim para os cépticos, preparou-se umas assadeiras de Aba assada no Forno com batatinhas a acompanhar e uma de cachaço de Porco, mas esta não correu bem...enfim, acidentes.
Terminámos com um bolo de chocolate que a minha Bê fez e uns bolinhos de canela que o Pai A "fez"...na loja Gourmet.
O resto, ....é para quem cá esteve.
Á minha Bé, ao Pai A, á Mãe L, aos meus filhotes G. e P. e aos meus amigos RR, JP, MC, PR, TT, CT, MT, C e CA um abraço especial e um beijo grande, aplicados consoante o caso.