Mas comida a sério, nada daquelas patranhas que tenho visto em alguns livros de culinária para tempos de crise - essa, que a comam eles!!
Vou tentar, ou melhor, vamos tentar cozinhar refeições completas para 4 pessoas com cinco euros ou menos de ingredientes. O gás ou a electricidade para a confecção ficam de fora!
E, para que se esclareça desde já e não se estranhe depois, a base da nossa cozinha é composta por: Azeite, alhos, cebola, coentros e depois o resto!
E a primeira receita logo a abrir, é de Aba de Vaca com batatas assadas no forno.
Assim, e como não devemos passar os ditos 5 aéreos, compramos 1 kg de aba de vaca sem muita gordura mas alta, que envolvemos com uma mistura de alhos picados, sal, massa de pimentão, duas nozes de banha de porco e coloca-se na assadeira sobre uma cama de cebola.
Coloca-se as batatas descascadas e cortadas ao meio, á volta da carne e rega-se com um fio de azeite, mas pouco, porque já se utilizou a banha e a própria carne tem gordura.
Cobre-se tudo com salsa, e rega-se com um golpe de vinho branco.
Não esquecer de por um pouco de sal nas batatas.
Ah, falta claro, as duas ou três folhas de louro, a pimenta preta e tapar a assadeira com papel aluminio ou prata.
Levar ao forno pelo menos, 50 minutos e verificar os temperos.
Destapar e deixar tostar a carne.
Servir de imediato.
A malta também gosta de fazer um arroz, para depois regar com o molho da carne que é fantástico, mas ...aquela cena dos 5€....inviabiliza a coisa.
Mas, se, não ligarem a isso, num tacho metam uma cebola picada, 4 dentes de alho picados também, azeite, louro e ponham ao lume.
Quando a cebola e o alho estiverem alourados, coloquem uma malga de arroz a fritar no estrugido
e envolvam-no! meio minuto depois, sempre a mexer, coloquem duas malgas e meia de água, o sal, mexam e tapem. Se quiserem aprimorar a coisa, quando rectificarem os temperos da carne, retirem alguma da calda desta, e adicionem ao arroz - fica muito bom.
Ok, se calhar passei um pouquinho os cinco euros, mas...tentei.